Você acha que os vereadores de Santa Maria tem muito ou pouco espaço para falar? Confira os tempos

Você acha que os vereadores de Santa Maria tem muito ou pouco espaço para falar? Confira os tempos

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Nos últimos dias, os espaços para os vereadores se manifestarem na Tribuna do Legislativo de Santa Maria causou polêmica e até discordância entre parlamentares, especialmente depois que foi aprovada uma resolução para reduzir o tempo de discussão sobre a formação de comissões temporárias e a inclusão de artigos e reportagens nos anais da Casa. Com a nova regra, o número de vereadores foi limitado ao proponente da iniciativa e a um parlamentar contrário. Até então, não havia limite.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ao mesmo tempo, a resolução, de autoria de Luiz Roberto Meneghetti (Novo), aboliu os 10 minutos para a fala em nome das seis comissões permanentes. Contudo, parte dos parlamentares não leu ou estava desatenta e votou sem saber que a supressão valeria para os colegiados permanentes, além das especiais. Alguns só descobriram, ao longo da sessão da última terça-feira, durante solicitação do espaço, causando constrangimento e alvoroço na Casa. Como hoje há 30 comissões especiais e mais os seis colegiados permanentes, seriam consumidos 360 minutos, caso todos os representantes solicitassem espaço numa mesma sessão. Durante o debate, parlamentares a favor da regra sustentaram que a limitação permitiria mais tempo para discutir projetos em prol da cidade ou visitar os eleitores. Já vereadores contrários argumentaram que a regra gerava “cerceamento” do direito de os parlamentares falarem e de os eleitores conhecerem sua opinião sobre determinados temas.

 
Mesmo com o tempo reduzido, há muitos outros espaços (veja ao lado) para ocupar a Tribuna: de liderança de cada uma das 12 bancadas, dos cinco blocos que há na Casa, de Comunicação, do Grande Expediente, entre outros. E você, (e) leitor, acha muito ou pouco o espaço que os vereadores têm disponível para usar a Tribuna?


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova titular da Secretaria da Mulher quer enfrentar causas da violência, não só consequências Anterior

Nova titular da Secretaria da Mulher quer enfrentar causas da violência, não só consequências

Vereador alfineta Cortez e o chama de “primeiro ministro” da prefeitura Próximo

Vereador alfineta Cortez e o chama de “primeiro ministro” da prefeitura

Jaqueline Silveira